Avaliação do Filme Lacrimal e Meibografia – Clínica Raskin

Avaliação do Filme Lacrimal e Meibografia (IDRA)

O que é

Exame para diagnosticar e acompanhar olho seco e seus subtipos: olho seco por deficiência aquosa e olho seco evaporativo.

Imagem Avaliação do Filme Lacrimal e Meibografia

O olho seco é uma das doenças oculares mais frequentes, idosos e mulheres são mais susceptíveis devido a aos processos do envelhecimento do olho e variações hormonais. Entretanto, há também uma importante associação com exposição ambiental (poluição, ar condicionado, baixa umidade) e atividades (leitura e uso de computadores e eletrônicos). Pode ocorrer por diminuição da produção das lágrimas (deficiência aquosa) ou por excesso de evaporação (deficiência lipídica). Os pacientes com olho seco apresentam sintomas de irritação, ardência, dor e olho vermelho.

Para que serve / Indicações

A Clínica Raskin dispõe do equipamento mais avançando para detecção do olho seco. Com o uso de tecnologia de ponta do equipamento IDRA, o exame permite avaliar o filme lacrimal, volume, a estabilidade e camada lipídica da lágrima. Além disso com a utilização de câmeras de infravermelho documenta e quantifica as glândulas de meibômio das pálpebras, responsáveis pela produção dos lípides que estabilizam o filme lacrimal. Permite a documentação fotográfica e a quantificação subjetiva de diversos parâmetros da superfície ocular através de recursos modernos e precisos. Além disto, auxilia no acompanhamento da resposta ao tratamento e avaliação de progressão do olho seco e das doenças da superfície ocular.

Como faz

Paciente realiza exame através de aparelho de não contato, isto é, não há necessidade de contato entre o olho do examinado e do aparelho, o que permite maior conforto para pacientes. São feitas imagens utilizando diversos recursos fotográficos para avaliar a superfície ocular e a lágrima.

Preparo

Não requer nenhum tipo de preparo.

Preenchimento de questionário sobre sintomas de olho seco.