Banner Exames

Angiofluoresceinografia

Angiofluoresceinografia

O que é
Exame permite análise do fluxo e da trama vascular da retina e da coróide, com auxílio de um contraste a base de fluoresceína (sem iodo).

Para que serve
Algumas doenças oculares alteram o fluxo sanguíneo da retina, coróide e disco óptico. Vasos anormais ou diminuição de fluxo podem ser detectados. É importante para o acompanhamento de pacientes com retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva, alterações da mácula (por ex: degeneração macular relacionada à idade - DMRI), tumores oculares, distrofias retinianas, Retinopatia Serosa Central, Uveites/Coroidites, trauma, Oclusões Venosas e Arteriais e baixa da Acuidade Visual.

Como faz
A Clínica Raskin dispõe do mais avançado equipamento para captação de imagens e de análise da circulação da retina, disco óptico e coróide, o IMAGEnet®. Através da punção de veia do braço, o contraste fluoresceína sódica é injetado. Exame é indolor, não invasivo e de não contato.

Preparo
Paciente precisa estar em jejum de 2 horas. Haverá uma punção venosa prévia ao exame e dilatação pupilar, dificultando atividades após exame dentro padrões da normalidade. Obrigatória a presença de acompanhante devido a dilatação pupilar e a infusão de contraste.

Biometria Ultrassônica de Imersão

Biometria Ultrassônica de Imersão

Campimetria Computadorizada

Campimetria Computadorizada

O que é
Exame que avalia a percepção visual central e periférica e, assim, detecta e quantifica qualquer alteração ou redução no campo visual. Utilizado para diagnosticar glaucoma. Alem disto, doenças da retina e neurológicas.

Para que serve
Com o uso de tecnologia de ponta, a avaliação da percepção dos campos visuais permite diagnosticar e acompanhar doenças como Glaucoma, neuropatias, lesões cerebrais e maculopatias.

Como faz
A Clínica Raskin apresenta o equipamento mais avançado para analise do campo visual – Humphrey Field Analyser, Zeiss. Exame avalia a reposta a estímulos visuais através de algoritmos. Paciente realiza exame através de aparelho não contato, isto é, não há necessidade de contato entre o olho do examinado e do aparelho.

Preparo
Não requer nenhum tipo de preparo O paciente deve estar descansado, pois o exame depende das respostas dadas pelo paciente. É necessária atenção durante o procedimento para que o exame fique o mais confiável possível. Caso o paciente faça uso de óculos ou lentes de contato, deverá levá-los no dia do exame, acompanhado da última receita (se possível).

Ceratoscopia Computadorizada

Ceratoscopia Computadorizada

Curva Tensional Diária

Curva Tensional Diária

O que é
Exame que consiste na medição da pressão intraocular em diferentes horários ao longo do dia

Para que serve
A pressão ocular é variável, e por isso, durante a consulta médica pode haver medidas normais para pacientes com glaucoma. Assim, através de uma série de medidas, consegue-se avaliar estas variações e suas possíveis consequências. Esse exame é necessário tanto para o diagnóstico, quanto para o monitoramento de pacientes com glaucoma, uma vez que a pressão intraocular sofre oscilações nas 24 horas do dia

Como faz
Paciente realiza uma série de medidas de pressão intraocular determinadas pelo médico no dia do exame É pingado colírio anestésico e fluoresceína nos olhos do paciente e a pressão intraocular aferida pelo oftalmologista. São realizadas diversas medidas da pressão intraocular ao longo do período / dia, em geral com intervalos que variam entre 1 e 2 horas.

Preparo
Não requer nenhum tipo de preparo Usuários de lente de contato deverão interromper o uso das mesmas apenas no dia do exame.

Estéreofoto de Papila

Estéreofoto de Papila

O que é
Avaliação e documentação da papila. O exame fotografa a papila e suas características como forma, contorno, tamanho, coloração e a escavação (que é a proporção com e sem fibras nervosas dentro da papila), bem como a relação com a retina e trama vascular.

Para que serve
É indicada para diagnóstico e acompanhamento de glaucoma e doenças do nervo óptico ou neuro-oftalmológicas (neurites, hipertensão intracraniana).

Como faz
A Clínica Raskin dispõe do mais avançado equipamento para captação de imagens e de análise das informações obtidas, IMAGEnet®. Com ele, fotografias do disco óptico são obtidas sem contato com as estruturas oculares. Exame é indolor, não invasivo e de não contato.

Preparo
Paciente precisa ter pupila dilatada antes do exame, e por esse motivo, apresentará dificuldade para leitura e fotofobia após exame.

Ecobiometria

Ecografia (Ultrassonografia) Modo A e B

Exame de Motilidade Ocular

Exercícios de Ortóptica

Fundoscopia

Fundoscopia

O que é
Este exame permite a análise das estruturas encontradas no fundo do olho como a retina, vasos retinianos, o nervo óptico e o vítreo. Diferentemente do uso do oftalmoscópio indireto, a captação das imagens é feita através de laser e suas imagens são analisadas por algoritmo.

Para que serve
Permite diagnosticar e avaliar as doenças da retina, como descolamento da retina, degeneração da retiniana periférica, hemorragia vítrea, cicatrizes coriorretinianas, doenças da mácula, oclusões vasculares, infecções entre outras. Além disto, em alguns casos, permite diagnosticar ou avaliar evolução de complicações de doenças sistêmicas, como diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e doenças do sangue.

Como faz
A Clínica Raskin apresenta o equipamento mais avançado para analise da retina, vítreo e disco óptico, o Daytona®, associado a V2 Vantage Pro software. Através de equipamento sem contato com estruturas oculares, um feixe de laser consegue analisar as estruturas posteriores do olho.

Gonioscopia

Gonioscopia

O que é
Avaliação do ângulo da câmara anterior (entre a íris – parte colorida do olho - e a córnea – parte transparente).

Para que serve
Para investigar a suspeita de glaucoma ou para acompanhar pacientes que já têm a doença. Pode também auxiliar na investigação de tumores de íris e traumas oculares

Como faz
É instilado um colírio anestésico para o exame. Com o auxílio de uma lente específica, é avaliado o ângulo da câmara anterior do olho.

Preparo
Não é necessário preparo.

Mapeamento de Retina

Mapeamento de Retina

Como faz
Através de oftalmoscópio indireto ou lente de contato direta.

Microscopia Especular da Córnea

Tomografia de Coerência Óptica O.C.T. 3D.Spectral Domain

Tomografia de Coerência Óptica O.C.T. 3D.Spectral Domain

O que é
O exame de tomografia de coerência óptica avalia as camadas retinianas, a coroide, o vítreo, o disco óptico e a camada de fibras nervosas peripapilares. Além disto, pode analisar segmento anterior do olho, como íris e ângulo camerular.

Para que serve
Permite avaliar as doenças da retina, como descolamento da retina, degeneração retiniana, trações da retina, cicatrizes coriorretinianas, degeneração macular relacionada com a idade, tumores oculares, buraco macular, coriorretinopatia serosa central, entre outras. Além disto, em alguns casos, permite avaliação de complicações de doenças sistêmicas, como diabetes mellitus (retinopatia diabética e edema macular diabético), hipertensão arterial sistêmica e até de doenças do sangue. Também oferece um grande benefício aos pacientes com glaucoma (auxilia no diagnóstico e controle da progressão), assim como ajuda no detalhamento do estudo do disco óptico e da camada de fibras nervosas.

Como faz
Através de equipamento sem contato com estruturas oculares, são produzidas imagens 3D, o que torna o diagnóstico eficaz, seguro e eficiente

Preparo
Paciente precisa ter pupila dilatada antes do exame, o que produz dificuldade para leitura e fotofobia após exame.

PAM - Potencial Acuity Meter

Paquimetria Ultrassônica

Paquimetria Ultrassônica

O que é
Exame que mede a espessura da córnea

Para que serve
Este é exame que avalia a espessura da córnea, ajudando no diagnóstico de doenças como ceratocone e outras doenças ou alterações corneanas. É importante na avaliação pré operatória de cirurgia refrativa e glaucoma .

Como faz
Através de equipamento sem contato com estruturas oculares.

Preparo
Paciente não precisa de preparo específico.

Refração Computadorizada

Retinografia Colorida

Teste de Adaptação de Lentes de Contato

Teste de Cores (Ishihara)

Teste de Sensibilidade ao Contraste

Teste de Schirmer

Tonografia

Tonometria de Aplanação

Topografia Computadorizada da Córnea

Topografia Computadorizada da Córnea

O que é
Exame que avalia curvatura anterior da córnea, além de analisar o relevo corneano, a superfície da córnea e suas irregularidades, desde o centro até a periferia.

Para que serve / Indicações
Com o uso de tecnologia de ponta, o exame permite avaliar curvatura da córnea, facilitando diagnósticos e acompanhamento de doenças como ceratocone, Degenerações e ectasias corneanas. É indispensável na avaliação pré-operatória nas pessoas candidatas à cirurgia refrativa. Também é indispensável para o cálculo da lente intraocular a ser implantada durante a cirurgia de catarata. Além disto, auxilia na condução de pacientes submetidos a transplantes de córnea e na adaptação a lentes de contato.

Como faz
Paciente realiza exame através de aparelho de não contato, isto é, não há necessidade de contato entre o olho do examinado e do aparelho, o que permite maior conforto para pacientes.

Preparo
Não requer nenhum tipo de preparo Em usuários de lente de contato, recomenda-se, antes do exame, permanecer de 2 a 7 dias sem lentes de contato (dependendo do tipo das lentes e orientação médica).

Visão Sub Normal

Pentacam

Pentacam

O que é
Pentacan é um exame de alta tecnologia, que permite avaliação das curvaturas anteriores e posteriores da córnea, sua relação com íris e cristalino. Obtém imagens em 360 graus e em três dimensões (3D) das superfícies anterior e posterior da córnea e do cristalino.

Para que serve
Este é exame que avalia a espessura da córnea, ajudando no diagnóstico de doenças como ceratocone, avaliação pré operatoria na escolha da técnica de cirurgia refrativa a ser utilizada e a presença de glaucoma de ângulo fechado.

Como faz
A Clínica Raskin dispõe do mais avançado equipamento para captação de imagens e de análise da córnea, o Pentacam®. Através de equipamento sem contato com estruturas oculares, indolor e não invasivo.

Procedimentos Oftalmológicos de

Capsulotomia (YAG Laser)

Fotocoagulação a laser (Laser de Argônio)

Iridotomia