Tomografia de Coerência Óptica O.C.T. 3D.Spectral Domain
O que é
O exame de tomografia de coerência óptica avalia as camadas retinianas, a coroide, o vítreo, o disco óptico e a camada de fibras nervosas peripapilares. Além disto, pode analisar segmento anterior do olho, como íris e ângulo camerular.
Para que serve
Permite avaliar as doenças da retina, como descolamento da retina, degeneração retiniana, trações da retina, cicatrizes coriorretinianas, degeneração macular relacionada com a idade, tumores oculares, buraco macular, coriorretinopatia serosa central, entre outras. Além disto, em alguns casos, permite avaliação de complicações de doenças sistêmicas, como diabetes mellitus (retinopatia diabética e edema macular diabético), hipertensão arterial sistêmica e até de doenças do sangue. Também oferece um grande benefício aos pacientes com glaucoma (auxilia no diagnóstico e controle da progressão), assim como ajuda no detalhamento do estudo do disco óptico e da camada de fibras nervosas.
Como faz
Através de equipamento sem contato com estruturas oculares, são produzidas imagens 3D, o que torna o diagnóstico eficaz, seguro e eficiente
Preparo
Paciente precisa ter pupila dilatada antes do exame, o que produz dificuldade para leitura e fotofobia após exame.