Sobre a Clínica Raskin - Clínica Raskin

Sobre a Clínica Raskin

A Clínica Raskin faz parte da história da oftalmologia de Campinas e do Estado de São Paulo.

A Família Raskin conta com nove oftalmologistas, que trabalham em três estados da federação, além disto, conta com cirurgiões, anestesistas e obstetras.

Na cidade de Campinas, iniciou-se a Clínica Raskin em 1968. A pujança da região estimulou a vinda e fixação de grupo familiar que logo se tornou uma referência de atendimento.

Com o número de pacientes cada vez maior, foi-se necessário agregar mais médicos, novas sedes, centros cirúrgicos, Pronto Atendimento e residência de oftalmologia.

O curso de especialização formou em 42 anos em torno de 120 profissionais, os quais hoje são referencias nas suas áreas, como oftalmologistas e professores.

Na década de 90, com 5 unidades, foi-se necessário a construção de um centro de referência e Day Hospital.

O trabalho beneficente sempre esteve entre os objetivos da clínica, chegando a atender uma média de 7000 consultas pelo Sistema Único De Saúde, 200 cirurgias de alta complexidade e 360 de média complexidade por mês.

Hoje contamos com um atendimento em três unidades, que inclui um Pronto Atendimento e um Day Hospital.

Destacando-se como uma das maiores clínicas do interior do estado de São Paulo.

É formado por um grupo multidisciplinar, com anestesistas, enfermeiros, técnicos de oftalmologia, tecnólogos de oftalmologia, assistente social, ortopedista e oftalmologistas das mais diversas áreas. Entre eles pode-se citar: 2 anestesistas, 35 oftalmologistas, 2 tecnólogos de oftalmologia, 1 ortoptista, 4 enfermeiras, 10 técnicos de enfermagem. Além disto, a equipe é formada por mestres, doutores, professores e referências nas suas áreas.

Para conhecimento, dispõe de 3 salas cirúrgicas com ar-condicionado central e fluxo laminar, uma sala de recuperação pós anestésica e central de esterilização. 2 salas completas para cirurgias de catarata, com equipamento de última geração Centurion e microscópio Leica com câmera. No setor de segmento posterior, sala também no estado da arte, contando com vitreófago Constalation associado a facoemulsficador, microscópio Leica com câmera, fotocoagulador Alcon, inversor de não contacto BIOM e oftalmoscópio indireto com acoplado com laser.

Alem disto, dispõe 4 leitos dia, central de enfermagem e elevador que comporta macas.

No setor de atendimento ambulatorial há 19 salas voltadas para oftalmologia, integrando centro completo de consulta, diagnose e tratamento. Destas 19, 13 são consultórios completos de atendimento. No setor de diagnose e tratamento tem a disposição: Retinográfo Topcon Digitalizado com imaginet, que realiza ICG, Oftalmoscopia a Laser de Campo Ultra-amplo (OPTOS), laser verde de fotocoagulação, Yag laser, 4 autorefratores Topcon, um autorefrator (acoplado com biômetrio, paquímetro, topógrafo, wave front- Aladin), tonômetros de contato e não contato, HIDRA (nova fronteira para estudo do olho seco), 2 topógrafos, microscópio especular associado a paquímetro, 2 paquímetros, campo visual Humprey, Pentacan, 3 biômetros ultrassônicos e um biômetro Lenstar.

As unidades perfazem uma metragem estimada de 3900 metros. Nelas atende-se em média cerca de 2750 consultas eletivas/mês e 1940 de pronto atendimento.

Opera-se em um mês cerca de: 230 facectomias com implante de lente intra-ocular, 60 transplantes conjuntivais, 23 cirurgias palpebrais, 06 cirurgias de glaucoma, 21 vitrectomias posteriores, 131 tratamentos antiangiogênicos intraocular, entre outros.

O setor de lente de contato adapta cerca de 90 lentes por mês. Este setor dispõe de todos tipos de lentes como duras, gelatinosas, sopper, tóricas e esclerais.

A clínica atende os mais importantes convênios da região como: UNIMED, Amil, Bradesco, Coopus, Hospital Vera Cruz, Santa Tereza, Fusex, Postal Saúde(Correios), Economus(Caixa), Hospital Santa Tereza, Cassi(Banco do Brasil), Seprev, Hosptial Augusto de Almeida Camargo, etc.