Cirurgia de Catarata - Clínica Raskin

Cirurgia de catarata

A cirurgia é a única alternativa de tratamento da catarata, doença ocular caracterizada pela opacidade do cristalino, espécie de “lente natural” dos olhos.

Imagem Cirurgia de Catarata

Com o embaçamento do cristalino, a visão fica muito comprometida, impactando na qualidade de vida e limitando a autonomia. Como o aparecimento de catarata faz parte do processo natural do envelhecimento a cirurgia de catarata é a cirurgia mais realizada no mundo e com o desenvolvimento de novas técnicas e equipamento de ponta, tornou-se extremamente segura.

Por ser uma doença progressiva – e que pode levar a cegueira -, é indispensável o tratamento da catarata.

De modo geral, todos os indivíduos que apresentam catarata e tem perda funcional da visão, devem realizar a cirurgia. O principal fator desencadeante é o envelhecimento. Por isso é indispensável que pessoas idosas passem por acompanhamento oftalmológico constate. Enxergar bem melhora a qualidade da vida das pessoas e podem evitar quedas e outros tipos de acidentes.

A cirurgia de catarata é um procedimento moderno, rápido e com baixos índices de complicações. Atualmente, as técnicas de cirurgia tornaram o procedimento ainda mais seguro e já não exigem internações. O paciente recebe alta minutos após o fim da cirurgia. O pós-operatório é tranquilo e a recuperação total da visão é inferior a 40 dias.

Hoje, a cirurgia, além de tratar a dificuldade visual, pode-se implantar lentes especiais que não só corrigem a catarata, como podem tratar graus de miopia, hipermetropia e astigmatismo, total ou parcialmente. Isto é, consegue-se diminuir o grau natural do olho.