Cirurgia Para O Ceratocone - Clínica Raskin

Cirurgia Para O Ceratocone

As cirurgias para o ceratocone são importantes ferramentas para controlar e tratar a doença. O ceratocone altera a estrutura da córnea, deixando-a progressivamente cada vez mais fina e “bicuda” em um formato de cone.

Imagem Cirurgia Para O Ceratocone

Isso causa o desenvolvimento de graus elevados (principalmente de astigmatismo e miopia) com diminuição da visão e como é uma doença progressiva, o tratamento é indispensável para todos aqueles com diagnóstico dessa doença.

A cirurgia para o ceratocone é necessária por dois motivos: para controlar a doença e para melhorar a qualidade visual.

Para controlar o ceratocone podemos realizar a cirurgia do Crosslinking do colágeno corneano. É uma técnica moderna com o objetivo de fortalecer a córnea e impedir que ela continue se encurvando.

Nos pacientes que apresentam resultados insatisfatórios com uso de óculos ou lentes de contato, a cirurgia para o ceratocone tende a melhorar a visão, diminuindo o formato de cone. Entre as técnicas mais usadas para isso é o implante de anel intraestromal - também conhecido como Anel de Ferrara.

Já para os casos mais graves, aonde não é possível a realização dos outros tratamentos, o transplante de córnea é o indicado. O procedimento consiste em substituir a córnea com ceratocone por uma saudável, vinda de um doador.