Tomografia de Coerência Óptica O.C.T. 3D.Spectral Domain - Clínica Raskin

Tomografia de Coerência Óptica O.C.T. 3D.Spectral Domain

O que é

O exame de tomografia de coerência óptica avalia as camadas retinianas, a coroide, o vítreo, o disco óptico e a camada de fibras nervosas peripapilares. Além disto, pode analisar segmento anterior do olho, como íris e ângulo camerular.

Imagem Tomografia de Coerência Óptica O.C.T. 3D.Spectral Domain

Para que serve

Permite avaliar as doenças da retina, como descolamento da retina, degeneração retiniana, trações da retina, cicatrizes coriorretinianas, degeneração macular relacionada com a idade, tumores oculares, buraco macular, coriorretinopatia serosa central, entre outras. Além disto, em alguns casos, permite avaliação de complicações de doenças sistêmicas, como diabetes mellitus (retinopatia diabética e edema macular diabético), hipertensão arterial sistêmica e até de doenças do sangue. Também oferece um grande benefício aos pacientes com glaucoma (auxilia no diagnóstico e controle da progressão), assim como ajuda no detalhamento do estudo do disco óptico e da camada de fibras nervosas.

Como faz

Através de equipamento sem contato com estruturas oculares, são produzidas imagens 3D, o que torna o diagnóstico eficaz, seguro e eficiente

Preparo

Paciente precisa ter pupila dilatada antes do exame, o que produz dificuldade para leitura e fotofobia após exame.