Do primeiro aos 5 anos de idade, a criança estará ajustando as habilidades visuais adquiridas em seu primeiro ano de vida e desenvolvendo novas.
Existem algumas divergências em relação à frequência do acompanhamento oftalmológico nas crianças. Sugere-se que deva ser a cada 6 meses até os 2 anos de idade e, a partir daí, anualmente até os 9-10 anos. A preocupação com a visão nessa idade visa o diagnóstico precoce de patologias cujo tratamento em tempo hábil pode evitar o desenvolvimento de ambliopia (“olho preguiçoso”) ou atraso no aprendizado escolar.
Conforme a diretriz de 2020, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica e a Sociedade Brasileira de Pediatria propõem que, além do acompanhamento pelo pediatra ou prestador de atenção primária à saúde, pelo menos um exame oftalmológico completo seja realizado entre 3 e 5 anos de idade em todas as crianças saudáveis.
A coordenação mão-olho (que é a capacidade de controlar o movimento da mão guiado pela visão) e as habilidades motoras finas são aprimoradas. Isso é evidente quando uma criança é capaz de montar quebra-cabeças ou brinquedos de construção.
Nessa fase, a memória visual ajuda as crianças a copiarem ao desenhar formas como um círculo. Eles podem se lembrar de certas memórias para contar uma história visualmente.
A melhora da convergência e do alinhamento ocular ajuda a criança a reconhecer melhor cartas e objetos e desenvolvem-se as habilidades de percepção visual necessárias para aprender a ler e escrever.
Visão é mais do que apenas a capacidade de ver bem e claramente. É também a capacidade de entender e responder ao que é visto.
À medida que a criança cresce, ocorre desenvolvimento progressivo da acomodação visual (que permite que se mude rapidamente o foco entre as distâncias), da percepção de profundidade (melhora da visão em 3D), do rastreamento (seguir um alvo em movimento) e da convergência visual (concentração de ambos os olhos em um objeto ao mesmo tempo). Isso ajuda uma criança a julgar melhor as distâncias entre os objetos e eles mesmos. Uma criança com boa percepção de profundidade se sente confortável praticando esportes ou simplesmente se movendo pelo mundo com mais confiança.
Essas habilidades precisam estar bem desenvolvidas e em perfeito funcionamento, ou a criança pode apresentar dificuldades de aprendizagem.
Lembre-se de que as crianças se desenvolvem em ritmos diferentes. Apesar de alguns atrasos serem considerados normais, se a criança apresentar algum, converse com o pediatra e/ou oftalmologista de sua confiança.
Pais e professores devem estar atentos, pois a criança pode não dizer que tem um problema visual ou que a visão está embaçada, porque pode pensar que a maneira como vê é a maneira como todos vêem. Esse é um dos motivos que a consulta com oftalmologista se torna tão importante nessa fase do desenvolvimento.
Sinais e sintomas que podem indicar que existe um problema de visão incluem:
– Queixas de desconforto e fadiga.
– Dores de cabeça frequentes.
– Pouco tempo de atenção.
– Evitar a leitura e outras atividades que exijam visão de perto.
– Cobrir um dos olhos.
– Inclinar a cabeça para um dos lados.
– Segurar materiais de leitura perto do rosto ou sentar-se muito próximo à TV.
– Olhos desalinhados ou desviados para dentro ou para fora (estrabismo)
– Ver um objeto ou imagem em duplicidade
– Esfregar os olhos ou piscar frequentes
– Dificuldade em lembrar o que leu
– Lacrimejamento excessivo
– Sensibilidade exagerada à luz
Os problemas visuais mais comuns na infância são os erros refracionais (hipermetropia, miopia ou astigmatismo), a anisometropia (diferença de graus entre os olhos), a ambliopia (diferença de acuidade visual entre os olhos, ou seja, um dos olhos não desenvolve visão normal), estrabismo (desalinhamento ocular) e a conjuntivite alérgica.
As ametropias ou erros refracionais, como a hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto), o astigmatismo (distorções na imagem provocadas por irregularidades na córnea e/ou cristalino) e a miopia (dificuldade para enxergar longe), provocam sintomas como embaçamento, dores de cabeça e cansaço visual, e podem ser normalmente corrigidos com o uso de óculos. O estrabismo (desalinhamento dos olhos) é comumente perceptível em fotografias ou mesmo durante atividades do cotidiano. Ao suspeitar sobre sua presença, os pais devem levar a criança ao oftalmologista.
A ambliopia, também conhecida como olho “preguiçoso”, é a diminuição da capacidade visual que ocorre, principalmente, pela falta de estímulo ao olho afetado durante o desenvolvimento da visão.
A conjuntivite alérgica é bem comum nas crianças e pode se manifestar com coceira, olhos vermelhos, piscar frequente e secreção ocular.
Menos frequentes, ainda existem a catarata e o glaucoma congênitos e tumores intraoculares como o retinoblastoma – que também se manifestam na infância.
A frequência do exame oftalmológico deve ser considerada individualmente nas seguintes situações:
– História familiar de ambliopia, estrabismo ou tumores intraoculares.
– Crianças com condições médicas como síndrome de Down, prematuridade, artrite idiopática juvenil, neurofibromatose.
– Crianças com distúrbios de aprendizagem, comportamentais ou atraso no desenvolvimento neuropsicológico/ cognitivo.
Qualquer sinal de dificuldade na aprendizagem, queixas recorrentes ou atrasos no desenvolvimento da criança ou adolescente deve ser investigado por médicos especializados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
– American Academy of Ophthalmology (AAO)
– Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP)